quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Não há pessoas inatacáveis

Tenho-me vindo a aperceber que não há pessoas inatacáveis, de facto.
-sim, diogo, grande conclusão a que tu chegaste...
dirão vocês.

Com os poucos anos de vida que tenho, estou a atravessar a fase do iluminismo, uma fase em que tudo parece diferente - dão-nos espaço para sermos idílicos, saltarmos do senso comum para a censura comum, imaginar que o mundo pode ser melhor, que as nossas mãos podem ser as primeiras a mudá-lo, que os nossos pés vão passar fronteiras nunca antes atravessadas, que podemos deixar "isto" um pouco melhor do que o encontramos.

Não será fácil, mas é concretizável.

No seguimento desta vontade de renovação, vi-me envolvido com a campanha presidencial do doutor fernando nobre. Um homem de valores, que já provou o seu Humanismo, que já lutou por muita injustiça, que já deu muitas dores de cabeça a governantes e empresários por esses países fora, que já salvou muitas vidas. Sim, ele fez isto tudo
(-porque não um pouco de iluminismo à mistura?)
(sorrio)
Após pouco mais de um mês de divulgação, já ouvi muito. Já conversei no chiado com a senhora Isidora, angolana radicada na graça, que veio para cá
- quase sem tostão!
e cujos filhos são hoje advogados e também atentos à política
- o meu João está agora a trabalhar, ele também anda nessas coisas da política, é da cdu acho eu, sim, é da cdu sim, mas eu levo-lhe este papelinho, que realmente temos que mudar as coisas, não podemos ficar indiferentes e o senhor Nobre parece-me bem, eu também já fui lá à ami
-soraaa Isidora!
-vês, era a minha vizinha, isto somos gente pobre mas simpática, olha, sabes o boss ac, esse também já la foi a minha casa, fiz-lhe assim uma bela cachupa, ele vinha lá com os meus filhos e os amigos todos, convidava-os sempre para minha casa e vinham aos dez, bem que eles gostavam da minha cachupa.
Vinte minutos com a senhora Isidora e outros tantos com a Senhora, outra idosa que encontrei na zona de alvalade que quando o meu
- já conhece o fernando nobre?
lhe chegou ao andar apressado, até me disse
- não não, não conheço
- há bocado até disse isso para te despachar,
revelou-me passados uns minutos. Também me chegou muita indignação. Quando mandei pelo facebook uma mensagem pedindo ajuda para a campanha e com o intuito de defender os não interessados com um "se não querem receber mais mensagens destas digam-me que eu tiro-vos da lista", uma das respostas que me chegou foi
- ainda temos que te mandar mensagens para ti a dizer que não queremos? Devias era perguntar quem é que queria.
Pouco depois escrevi no meu estado uma declaração alegando falta de interesse da comunicação social em relação à candidatura e denunciando as tentativas de denegrimento da sua imagem. Entre vários números (6% nas sondagens, minutos de tempo de antena...) coloquei "25 000km pelo país". Nova resposta da mesma pessoa
-com tantos números, quanto é que o candidato em questão já gastou dos dinheiros públicos em campanha? Só para saber quanto tenho de pagar do meu salário para a brincadeira! =)
e talvez tenham razão. Até mesmo a distribuir panfletos chegam situações do género
- nesse carro só cavaco, só cavaco
passados cinco minutos quando vinha a descer a rua
- nesse carro só cavaco, só cavaco.
E novamente no facebook
- pá!
- como é que te deixas cair nisso?


Não há ninguém que consiga chegar aos seus cinquenta e oito anos sem ter nada que se lhe aponte de mal no currículo. É fácil apontar defeitos. Olhem para mim: falta-me humildade por vezes, ajo de forma egoísta na maioria das ocasiões, não decoro as notas de ninguém (nem mesmo as da minha namorada nos exames nacionais), trato de inventar tudo e mais alguma coisa para não ter que cavar ou cortar ervas no terreno de um hectare em que tenho a casa; e tenho tantos outros defeitos. Ainda só vou nos dezoito anos, onde é que isto irá parar quando tiver mais cinquenta...


Como é que me deixo cair nisto? Iluminismo, meus caros amigos.

Sim, fernando nobre é atacável. Sim, tem defeitos. Sim, alguns graaaandes defeitos. Sim, já deve ter gasto dinheiro público. Sim, se calhar estou a perder o meu tempo. Sim, há muita gente de respeito contra esta candidatura. Sim, há muitas boas razões para não votar nele. Sim, estamos quase todos cansados e desacreditados na classe política. Sim, o normal é fazerem muita asneira. Sim, a ordem de despejo da sede de candidatura é bem real.


Mas sim, eu acredito que o cargo de presidente da república pode passar a presidente da República. Sim, eu acredito que fernando nobre merece o seu último apelido. Sim, eu acredito que não é ficando parado que vou mudar alguma coisa.  Sim, os jovens podem mudar o mundo. Sim, todas as gerações têm a oportunidade de ser a geração da renovação. (Sim, estou a escrever furiosamente no teclado). Sim, temos que mudar mentalidades. Sim, não há só portugueses pessimistas, há Portugueses que se querem orgulhar do país que têm. Sim, prefiro votar no minimamente bom do que nos menos maus. Sim, ele vai perder o meu voto logo que me desapontar.


Tenho dito.


p.s.: aproveitem a vida!
CARPE DIEM
Diogo

1 comentário:

  1. Nem que seja preciso andar sozinho com uma bandeira a gritar pelas ruas! Ninguém é perfeito mas a minha confiança mantém-se. Por um futuro onde não me perguntem 3 ou 4 vezes por dia quanto me estão a pagar pelas minhas convicções xD

    Abraço!

    ResponderEliminar