quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dia 19

Saindo bem cedo para as ruas de Coimbra, um mercado (mais um) com bancas a fechar, acolheu o candidato presidencial com um (mais um) forte apoio. Não vemos muitos portugueses a insistir na tecla Cavaco, não vale a pena, já perceberam que não vamos lá com estes candidatos. O grande problema do País não é termos maus políticos, é já não acreditarmos sequer nos bons políticos. Saindo de Coimbra, fomos directos à Nazaré onde uma onda de esperança levou as várias varinas a pegarem em bandeiras de Nobre e gritarem “Nobre, amigo, a Nazaré está contigo”. As ruas adoram Fernando Nobre e este candidato é sem dúvida o mais humano de todos, alguém que traz genuinidade à política, uma alma nova. Nas Caldas da Rainha, também um bom apoio popular mostrou por que razão somos uma ameaça para os outros candidatos, por que razão Nobre pode e mudará o País, por que temos o apoio de todos.

É de notar a crescente mediatização deste candidato que enche o Bolhão, as ruas do Porto, o mercado da Nazaré, o País inteiro. Hoje, o Jornal Público deu a Nobre a temperatura máxima num barómetro diário de força de cada candidatura. Também se notou que a notícia de Fernando Nobre já aparece nas páginas iniciais.

Em Santarém vimos mais uma boa mobilização (apesar de não tão boa como desejavamos) para gritar “Nobre em Belém com o voto de Santarém”. Já é clara a força de uma candidatura de uma cidadania nova e forte em Portugal e já se pede segunda volta nos corredores desta campanha. É necessária a coragem de todos nós para convencer todos os amigos, colegas, conhecidos a votar Nobre.

Em Coimbra, cidade que tem mais encanto na hora da cidadania, Nobre fez um grande discurso no qual toda a plateia de mais de 400 pessoas (quem dizia que não temos enchentes?) se exaltou, vibrou e aplaudiu de pé de cada vez que Nobre terminava uma frase. Todos fomos arrebatados pela vivacidade e verdade que vimos na cara e nas palavras daquele homem. Nobre começou com “vou ter três conversas hoje”, a primeira com Alegre a pedir-lhe para desistir a seu favor, a segunda com Cavaco “Olá Professor Cavaco, daqui fala o Professor Fernando Nobre”, foi como começou e disse “agora é entre o senhor e eu” e o terceiro aos portugueses pedindo que se querem mudar precisamõs de votar Fernando Nobre, ninguém acredita que Cavaco ou Alegre podem agora mudar alguma coisa.

A campanha está a arder, como foi dito na campanha: “está à porta, está à porta, Nobre na segunda volta”.

Sem comentários:

Enviar um comentário